mercoledì 12 maggio 2010

SAPPHIRE, A ESCRITORA QUE INSPIROU O FILME PRECIOUS FALA EM EXCLUSIVIDADE NO MEU BLOG



Precious é um filme de 2009 do produtor e diretor Lee Daniels. A historia é simple mas impressionante. Em 1987 a obesa, analfabeta, afro-americana de 16 anos Claireece Precious Jones interpretada porGabourey Sidibe mora no Harlem com sua disfuncional mãe Mary. Ela ficou grávida duas vezes do pai, Carl, e sofre a longo prazo fisicamente, mentalmente e sexualmente de sua mãe desempregada.O filme conta também com Mariah Carey que faz o papel de uma assistente social, a Srta. Weiss. Paula Patton interpreta a professora de Precious, Sra. Rain, e Lenny Kravitz como John, um enfermeiro.
Precious é uma adaptação do livro "Push", de Sapphire, sucesso de crítica e público em 1996.
A jornada de livro e filme têm muito em comum, na verdade. Ramona Lofton, também conhecida pelo pseudônimo Sapphire , é uma poeta e artista performática nascida na Califórnia e integrada na cena novaiorquina desde o final dos anos 1980. "Push" é seu único livro de ficção, a versão criativa de sua experiência como atendente em um abrigo para mulheres do Harlem, e foi publicado às custas da própria autora, sem grande repercussão. Foi preciso o endosso de uma poderosa agente literária algum tempo depois, para que ele fosse lançado comercialmente, criando um dos maiores frisson literários de 1996.
Em exclusividade para meu blog ela respondeu a minha pergunta sobre os simbolos brasileros:
" Sim, eu foi em Brasil, exatamente em Sao Paulo . Para mim o Brasil é associado ao fato de ter o maior numero de descendentes afroamericanos do emisfero ocidental".
Um elemento muito importante na literatura de Sapphire que sempre lutou contra as disegualdades sociais e raciais. Um elemento que necessita de uma constante reflexao, cada vez que se fala do Brasil e do seu desenvolvimento democratico, um processo que ainda precisa de tempo e analise historica.

Nessun commento:

Posta un commento