domenica 16 maggio 2010

Pixinguinha é um dos simbolos do Brasil

Sae um livro com 60 páginas. Traz tudo sobre Pixinguinha, além de CD com 14 faixas
Pixinguinha é um dos simbolos do Brasil
Algumas curiosidades sobre Pixinguinha:

Pixinguinha e outros
Como se não bastasse os apelidos que recebeu na infância, Pixinguinha também carregou por um tempo a alcunha de "Carne Assada". Dado por seus familiares quando foi pego de surpresa saboreando um pedaço de carne antes do almoço que seria oferecido a convidados.

Investimento
Seu pai, um dos maiores incentivadores de sua carreira, desembolsou 600 mil réis para presenteá-lo com uma flauta italiana, toda em prata, da marca Balacina Biloro. Anos depois de ter sido roubada, Pixinguinha ainda se lembrava seu número de série: 2424.

Pedras no caminho
O choro "Carinhoso" (1928) se tornou uma das maiores composições de toda sua obra, tendo inúmeras regravações ao longo dos anos. Com letra de João de Barro somente em 1937, "Carinhoso" gerou de inicio duras criticas a Pixiguinha. Na época, um crítico afirmou que o compositor estava sendo influenciado pelos ritmos e melodias do jazz. Mais pra frente, nos anos 70, a composição volta à tona com uma regravação que se torna tema da abertura da novela global de mesmo nome.

Com Moderação
Além de passar por diversas orquestras, o compositor era figura constante em bares e botequins da cidade. Apreciador de uma boa cachaça, o músico se tornou até marca de uma: a Cachaça Pixiguinha, que no rótulo exibia sua caricatura.

Tão perto e tão longe
Uma das passagens mais embaraçosas de sua vida, foi quando sua mulher foi internada. Pixinguinha passou por maus bocados, sentido dores no peito, e também precisou ser hospitalizado as pressas. O detalhe é que o compositor ficou no mesmo hospital que sua mulher.

No entanto, para não abalar ainda mais a saúde de Beti, Pixinguinha resolveu manter segredo sobre sua internação. Assim, todos os dias no horário da visita, ele deixava o seu leito vestindo terno e chapéu e seguia para visitar a mulher. Depois, retornava para o quarto e dava continuidade ao seu tratamento.

Mãos ao copo
Certa madrugada, quando voltava de uma apresentação, Pixinguinha foi cercado por assaltantes. Durante o assalto, os ladrões reconheceram o músico e devolveram seu dinheiro e flauta. Ainda como pedido de desculpas, resolveram escoltá-lo até sua casa. No entanto, no meio do caminho não havia uma pedra e, sim, um botequim. O episódio terminou em samba, cerveja e cachaça.

Dia do Choro
Comemorado em 23 de abril, é uma homenagem ao dia do nascimento do compositor, arranjador, regente e instrumentista Pixinguinha.

Nessun commento:

Posta un commento