domenica 20 giugno 2010

UM OLHAR ESPECIAL SOBRE SAO PAULO-ENTREVISTA COM Flavia Liz Di Paolo

Um, dez, milhares de olhares. Numa cidade como São Paulo, com seus 19 milhões de habitantes o direito à olhar é mais forte que em qualquer outro lugar do mundo. A cidade mesma com sua arquitetura diferenciada, às vezes desorganizada com um pé no passado e muitos no futuro é um convite diário para exercitar a arte de olhar.
Flavia Liz Di Paolo (www.flavializ.com) é uma das maiores experts da cidade que ela estudou também na Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Cidadã do mundo (além da USP, ela estudou nos Estados Unidos, na Alemanha, na Finlândia e fala muitos idiomas) com o seu olhar ela transforma São Paulo cada dia. Criou um serviço, que se chama Unique in São Paulo (www.uniqueinsp.com) e ela faz muito mais do que o website conta. Flavia não oferece só turismo cultural personalizado mas uma outra forma de olhar sobre São Paulo. Achei interessante fazer algumas perguntas para eu descobrir esta cidade onde moro há três anos.






Como São Paulo mudou nos últimos anos?

A cidade mudou demais, principalmente para melhor, apesar da maioria dos paulistanos insistirem em reclamar com freqüência e quase só enxergarem sua piora...adoram falar mal do trânsito, da poluição e da falta de segurança.
Quando eu era criança e adolescente eu brincava nas ruas do meu bairro, inclusive de bicicleta e via meninos das mais variadas idades jogando futebol no meio da rua ou em campinhos improvisados que não existem mais, infelizmente!
Meu pai tinha escritório no centro histórico, agora São Paulo possui 4 centros de negócios e ele só não teve escritório em um deles. Só existia o shopping center Iguatemi (inaugurado em 1966, o primeiro da América Latina) e o Ibirapuera, agora são mais de 80 shoppings e os projetos para novos não param de surgir, sem contar as mais de 60 ruas temáticas, ou melhor especializadas.
As opções culturais hoje em dia são inúmeras (para todos os gostos e bolsos), existem museus de todo o tipo (das invenções, dos brinquedos, dos óculos, do relógio, para dar apenas alguns exemplos), teatros, cinemas, galerias de arte, centros culturais, quase todos com programação intensa e de alto nível, inclusive muitos eventos culturais são gratuitos ou tem preços simbólicos. Para não falar nos milhares de restaurantes, bares e baladas para todas as tribos. Quase ia me esquecendo dos milhões de metros quadrados de áreas verdes, e dos novos parquinhos e praças próprias para a prática do skate, atualmente o esporte mais popular da cidade. Com a lei Cidade Limpa a poluição visual diminuiu, e muitas fachadas bonitas e escondidas por décadas atrás de placas grandes e feias ressurgiram. Mas na minha opinião a mudança maior foi o crescimento da classe média baixa, realmente estamos vivendo um verdadeiro boom econômico!

Quais são os símbolos brasileiros mais marcantes que Sampa mostra? E quanto São Paulo representa o Brasil?

São Paulo hoje em dia é o coração financeiro e cultural não só do Brasil, mas de toda a América Latina e de todo o Hemisfério Sul! Em 1929 com o crack da bolsa de valores de Nova Iorque, o Brasil só não teve um colapso total, graças a da cidade de São Paulo, que já era naquela época a locomotiva do país. São Paulo é o berço da vanguarda estética brasileira. A Semana de Arte Moderna de 1922, movimento cultural único na América Latina aconteceu aqui, assim como o TBC, os grandes festivais de música da década de 60, entre outras "revoluções culturais", e mais recentemente a São Paulo Fashion Week, a quinta semana de moda mais importante do planeta.


Você monitora quotidianamente esta cidade. Quais são os seus problemas ainda não resolvidos?

Puxa, são vários, como toda a cidade grande, aliás, acho até que São Paulo por ser tão gigantesca, nem tem tantos problemas assim!
Mas como a população cresceu muito e de forma rápida, e graças a Deus, melhorou seu nível econômico, temos praticamente 1 carro para cada 2 habitantes (o trânsito está cada vez pior) e apesar do nosso metrô ser um dos mais limpos, modernos e seguros do mundo, ainda faltam muitas linhas e estações.
As pessoas em geral têm mais consciência e jogam cada vez menos sujeira nas ruas, mas as enchentes ainda são freqüentes.
Aliás, a despoluição do Tietê e do Pinheiros poderia melhorar o transporte público e o turismo da cidade.
Os preços também aumentaram demais, a cidade está cada vez mais cara do que muitas capitais do Primeiro Mundo!
Porém uma das coisas que mais me incomodam nessa megalópole é o fato dos mendigos invadirem o centro histórico principalmente nos fins de semana e feriados, às vezes a cena é deprimente! Com a riqueza de São Paulo, não deveríamos ter nem sequer um miserável nas ruas, é super incoerente!
O que mais me dói ultimamente é ver tantas casas antigas da virada do século e também das décadas de 30, 40, 50 e até mais recentes, que estão sendo derrubadas para dar espaço a prédios enormes, os quais além de enfeiarem e esquentarem a cidade pioram o trânsito, a poluição, e entre outras coisas, acabam com o nosso patrimônio histórico. Quem quiser saber mais a esse respeito e de repente até colaborar com a preservação do patrimônio, pode visitar o site da ong Preserva SP, da qual eu participo www.preservasp.org.br, primeira e única associação de defesa do patrimônio histórico, arquitetônico, cultural e paisagístico da cidade de São Paulo.


O lugar que você prefere de São Paulo?

Nossa! São vários... eu sou bem suspeita porque amo essa cidade de paixão...mas se tenho mesmo que escolher apenas um lugar, diria o belo jardim do Páteo do Colégio (a primeira escola católica do continente americano, que hoje é um museu), costumo dizer que é um oásis no meio do caos urbano (caos esse bem organizado, diga-se de passagem!) com pé de café (indiretamente o motivo pelo qual a cidade começou a se desenvolver com três séculos e meio de atraso) e um exemplar raro do lindo Pau Brasil (primeiro "produto" brasileiro a ser levado para Portugal a fim de tingir as roupas dos nobres de vermelho), além do incrível pedaço do muro original (em taipa de pilão) que circundava a vila de São Paulo de Piratininga como nos burgos medievais europeus! Mas fiquei triste em saber que o café-restaurante foi retirado de lá recentemente, espero que volte porque dava um charme a mais ao local!

1 commento:

  1. Adorei a entrevista com a Flavia Liz! Ela me faz enxergar São Paulo com outros olhos, extamente como você diz, Ana.

    RispondiElimina