sabato 19 giugno 2010

ADEUS JOSE'


José Saramago não era brasileiro mas seu coração de escritor sim. E um grande símbolo para este pais
Suas palavras, severas e capazes proustianamente de criar labirintos mágicos eram só um ponte entre a realidade e um outro mundo, invisível. Uma magica que acontece com frequência na vida brasileira, não só na literatura.
Lendo Saramago eu aprendi as palavras da vida e da morte e os sentimentos que elas criam. No ano passado perdi meu pai.Com ele minha família toda se foi (minha mãe já tinha morrido em 1996). Uma solidão desumana, desconhecida para mim, inenarravel. O Saramago me mostrou as palavras para narrar esta dor, a dor.
Três meses atrás eu devia entrevistar ele para um jornal brasileiro, ele foi muito gentil porque pediu um mês de tempo para dizer se podia aceitar ou não, ao final ele não consegui. O mal estava ganhando.
Entre nos fica um silencio não "accompli".
Sim ele hoje o mundo fica mais pobre.

Nessun commento:

Posta un commento