martedì 15 giugno 2010

COACHING LITERARIO COM Márcia Ligia Guidin


Pode se ensinar a escritura? E' o grande dilema que não conhece fronteiras. Grandes escritores falam que não, o talento é um dom, mesmo quem nasce com este dom pode gasta-o durante sua vida. Mas o poder da escritura, pode se transmitir? Este é outro assunto. Aquele poder encantador que leva para um mundo invisível, mas forte com uma estrutura firme e inteligente sim, é o poder mais democrático do mundo. Qualquer pessoa, rica, pobre, com educação, sem educação tem direito a sonhar com as palavras. Mais encantadoras elas são mais divertida é a leitura. Só' precisamos de pessoas mostrando para nos estas palavras, frases, paginas, livros, até (re) escrever nossa pessoal literatura que é outra forma de reproduzir este encanto ancestral, antigo, primordial.
Conheci Márcia Ligia Guidin em ocasião duma conferencia sobre literatura feminina. Ontem participei à cerimônia da sua posse na Academia Paulista de Educaçao
Com ela na sua casa tomei um ótimo café italiano o que abriu muitas portas na nossa conversa.
Márcia além de ser acadêmica, professora é editora com a sua Miro editorial (http://www.miroeditorial.com.br) e coaching literário.
Ela me mostrou muitas coisas do coaching literário no Brasil. Na Itália tudo mundo escreve, sobretudo os jovens que sonham um futuro como escritores. Agora aqui no Brasil falando com a Márcia descobri que são pessoas mais maduras que querem se desenvolver na escritura, normalmente depois dos 40. Um coach literário è um anjo que segue o nascimento de uma alma (literária!) e seu desenvolvimento no mercado. Outra coisa interessante que aprendi falando com ela são as características das escrituras brasileiras. Ou seja, tem uma tendência agora a escrever como si fosse televisão, com uma linguagem imediata que constrói quadros um perto dos outros como uma novela. Será que os brasileiros precisariam desligar a televisão por um tempo e ligar uma luz importante e escondida que é aquela da criatividade?

Nessun commento:

Posta un commento