sabato 19 giugno 2010

a neurociência para apoiar decisão emotiva


POR A FOLHA DE SAO PAULO

Livro descreve cérebro durante compra,mas não diz o que é resolver bem

CÁSSIO AOQUI
EDITOR-ASSISTENTE DE NEGÓCIOS

Lógica apolínea versus sentimento dionisíaco; id contra ego; yin ante yang. Para o editor da revista "Wired" Jonah Lehrer, a ideia de dicotomia da natureza humana não apenas é falsa como também destrutiva.
Em seu recém-lançado "O Momento Decisivo", Lehrer vai além.No embate entre razão e emoção, atreve-se a ficar do lado desta última e tenta jogar de vez para o limbo a tese de que o raciocínio deve prevalecer ao impulso na tomada de decisão.
Para isso, o autor, que trabalhou como Nobel de Medicina Eric Kandel, reúne descobertas da neurociência e da economia comportamental.
Seu intuito é ressaltar a linha tênue entre uma decisão boa e outra ruim, pela perspectiva do cérebro.
Logo no início da obra, Lehrer deixa claro que seu objetivo é responder a duas perguntas "que interessam a praticamente todo mundo, de presidentes de corporações a filósofos acadêmicos": como a mente toma decisões e como podemos melhorar nossa maneira de tomá-las.
A solução para a primeira indagação ocupa 271 das 332 páginas do texto e é de longe o melhor de sua empreitada. O escritor se baseia na analogia de Herbert Simon, psicólogo ganhador do Prêmio Nobel, que compara a mente humana a uma tesoura -uma lâmina seria o cérebro, e a outra, o ambiente específico no qual ele opera.
Sai, dessa forma, do laboratório e entra no mundo real "para ver a tesoura em ação". Por meio de vários casos dramáticos de momentos decisivos e de experimentos científicos, o jovem jornalista demonstra como se dá o funcionamento do cérebro na hora de tomar uma decisão.
Entre eles, apresenta o dilema de um fuzileiro na primeira guerra do Iraque que se depara com a situação de abater ou não um míssil -que também poderia ser mm caça aliado.

DEFEITO EMOCIONAL
Pouco a pouco, termos como haste, diencéfalo, região límbica e córtex orbito frontal passam a fazer sentido para o leitor que não é da área. No decorrer dos capítulos, Lehrer desconstrói teses que colocam a racionalidade -e o córtex pré-frontal- acima de qualquer suspeita.
"Existe apenas um problema com a premissa da racionalidade humana: ela está errada", dispara. "Durante tempo demais as pessoas depreciaram o cérebro emocional, culpando os sentimentos por todos os nossos erros. A verdade é muito mais interessante.
Se não fosse pelas emoções, a razão nem mesmo existiria." Ele culpa a análise excessiva e o pensar demais por erros na avaliação de preferências e atribui a bolha das Bolsas e do subprime a um "defeito emocional".
Se de um lado o autor desenvolve com fluidez o pensamento acerca de como pensamos, de outro falha na segunda pergunta que propõe: como decidir melhor?
Lehrer usa menos de dez páginas para indicar o que fazer com todo o conhecimento até ali apresentado. Para o leitor mais exigente, nesse momento entra em ação o córtex cingulado anterior, que, como apresenta o livro, "é uma concentração densa de neurônios dopaminérgicos envolvida coma detecção de erros de predição".
--------------------------------------------------------------------------------
O MOMENTO DECISIVO

AUTOR Jonah Lehrer
TRADUÇÃO Marcelo Schild
EDITORA Best Business
QUANTO R$ 39,90 (336 págs.)

Nessun commento:

Posta un commento