venerdì 12 marzo 2010

A PREMIADA AUTORA HAITIANA EDWIDGE DANTICAT FALA COM EXCLUSIVIDADE NO MEU BLOG DOS SÍMBOLOS DO BRASIL E DA HAITI


Tem mulheres que podem mudar o mundo com o poder das palavras e da imaginação. Edwidge Danticat é uma dessas. 41 anos, ela é uma das mais famosas escritoras da Haiti mas ela mora desde a idade de 8 anos em Miami nos Estados Unidos. Seu corpo é lá mas a sua cabeça é na sua terra nativa, a maravilhosa Haiti, ao redor da qual ela construi um mondo entre realidade e ficção que merece ser lido.
Esta semana chegou às livrarias a edição brasileira do livro de memórias dela, "Adeus, Haiti" (Agir, 232 págs., R$ 39,90, tradução de Geraldo Galvão Ferraz) Nele, Edwidge, relata duas vidas - ou talvez fosse melhor dizer duas mortes? - que tiveram grande influência sobre ela: a do tio Joseph e a do pai, Mira. Eu conheci a Edwidge depois do terrivel terremoto que destruiu sua terra, entrevistei ela para dois jornais, italianos e brasileiros. Ela é uma pessoa sempre disponivel e tem coisas para dizer. Eu pediu para ela dois perguntas para meu blog e ela aceitou de uma forma muito "nice". Com ela, claro, eu falei sobre os símbolos. Quem melhor de uma escritora para falar sobre os simbolos, neste caso do Brasil e da Haiti?

Eu perguntei:
Você nunca visitou o Brasil? Qual é para você o símbolo deste pais que mais chamou à sua atenção?

Edwidge Danticat:
Sim, visitei este pais alguns anos atrás com um meu amigo americano que tinha família e verdadeiros amigos aqui. Naquela época ele morava na Bahia. Eu cheguei pouco antes do Carnaval e lembro ter assistido à algum ensaios preparatorios das escolas de samba lotados de pessoas. A musica era maravilhosa e as pessoas muito lindas amigáveis. Participei ao dia do Yemanja. Quantas pessoas! Quantas flores! Para mim era impressionante. Eu gosto muito em Haiti da deusa do amor,Erzulie Freda e também da deusa do mar, Simbi,que corresponde acho à brasileira o pode ser sua irma. Naquele momento eu percebi como si aquela festa fosse para Simbi. Aquela processão da Yemanja foi para mim o simbolo mais importante que chamou minha atenção.

Eu perguntei
Quando você pensa em Haiti.quais são os simbolos que você associa?

Edwidge Danticat:
Além das duas deusas sobre as quais te falei, em Haiti para mim não tem símbolos mas crianças. Crianças em Haiti, sobretudo agora deixam minha imaginação voar e meu coração chorar. Eles ao mesmo tempo paralisam e inspiram minha imaginação. As vidas deles, no bem e no mal, são os verdadeiros símbolos do que Haiti foi o pode ser. Cada vez que eu vejo uma pequena criança em Haiti eu acho que è o símbolo absoluto deste pais. Podemos fazer o melhor para eles o deixar eles cair no fundo, todo o que fazemos para eles é para o pais. Muitos importantes símbolos estruturais e físicos em Haiti foram destruídos em Haiti à causa do recente terremoto. Como diz meu amigo, o escritor Dany Lafferiere as pessoas agora, incluído as crianças tem que tornar-se nossos monumentos, nossos símbolos viventes.

Obrigada Edwidge pela sua ajuda!

11 commenti:

  1. É um prazer conhecê-la e estar aqui no seu blog. O Arca estará sempre de braços abertos para você. Vamos trocar experiências, conhecimento e amizade. Um grande beijo e tenha um ótimo final de semana.

    RispondiElimina
  2. O prazer é meu Maria José, seu blog é muito lindo e gosto do trabalho que voce faz. Bom fim de semana pra voce também
    Maria

    RispondiElimina
  3. MUITO BOM SEU BLOG E TRABALHO VOLTAREI ... POSSO?!

    RispondiElimina
  4. Ciao Maria, grazie pela visita e comentário! Bela entrevista com a Edwidge Danticat, parabéns !! Una buona settimana.

    Un abbraccio!

    Margleice

    RispondiElimina
  5. Grazie a te Margleice! Buona settimana anche a te

    RispondiElimina
  6. Boa noite, Alma, muito bem-vinda ao mundo das letras portuguesas. Li a entrevista com a escritora Haitiana e gostei muito. O Brasil tem lingações com o Haiti, com a África nos rituais, nas crenças, nas emoções. Grande contriuição dada por povos de dierentes regiões que ajudou a formar o nossa cultura, nosso imaginário tão rico.
    Obrigado pela visita, e se precisar de alguma informação sobre o país ficarei muito feliz em ajudar.
    Um abraço.

    RispondiElimina
  7. Ah, esqueci-me de dizer, a foto da escritora Haitiana está linda.

    RispondiElimina
  8. Pelo "caminho da floresta" aqui você chegou, e daqui não mais sairá!... Seja bem-vinda!
    Quanto à escritora Edwidge Danticat, eu não a conhecia. A partir de hoje procurarei saber mais sobre ela.

    RispondiElimina
  9. ola primeiro obrigado pelo comentario e pela vista em meu blog
    Desde parabéns pelo blog, gosto muito do assunto se quizeres manter contato e precisar de ajuda e só entrar em contato pelo email tyago.dantas@hotmail.com
    abraço

    RispondiElimina
  10. Maria,
    Parabéns pela entrevista com a escritora Edwidge. E já que ela tocou no tema infância, sugiro um média-metragem que acabo de assistir: A Invenção da Infância ("Ser criança não significa ter infância"). Ele vem no DVD cujo título é O CÁRCERE E A RUA (fragmentos do Brasil).
    Abraço

    RispondiElimina
  11. Gostei imensamente de sua entrevista com Edwidge
    Danticat, muito bom o seu trabalho. Obrigada por visitar meu blog.
    Um grande abraço
    Lourdinha Leite Barbosa

    RispondiElimina