venerdì 5 marzo 2010

O SIMBOLO DO BRASIL


Não, não è a bunda das maravilhosas cariocas, nem sequer a bala do inconfundível Pelé. Não é o Cristo Redentor nem à Avenida Paulista. O símbolo que representa o Brasil, como é hoje e como pode ser no futuro, è para mim a serpente.
Cobras, giboias, jararacas moram dentro da mata, atacam si for necessário e continuam andando. Não, os brasileiros não so como as cobras, nao é essa a metáfora.
A historia deste simbolo pode explicar melhor. Na tradição Cristã Satã, disfarçado de serpente, instiga a queda enganando Eva para desobedecer uma ordem de Deus. Por isso a serpente também representa tentação, demônio, e enganação. A cobra possui uma forma fálica mas também pode ser vista como um ser andrógeno. Os traços positivos da cobra podem ser vistos quando interligada com a Árvore da Vida e representa bondade, também associada com poder curativos e ou renascimento simbolizado na mudança de sua pele. O mito da tentação da serpente no jardim do Éden, refere-se a necessidade de autorealização do homem, o princípio da individuação., e é comum que seja apresentada por alguns como a representação simbólica do princípio sedutor da mulher. No Hinduismo, está também associada à Kundalini, energia vital e sexual situada na base da coluna e que, se despertada, pode fluir pelo corpo do homem através da espinha dorsal, em forma de uma serpente que enrolando-se, em espiral, sobe até chegar à cabeça. No Xamanismo ela significa transmutação, cura, regeneração, sabedoria, psiquismo, sensualidade. Como as cobras deixam para trás a sua pele, nós podemos deixar para trás as nossas ilusões e limitações para usarmos plenamente a nossa vitalidade e desejos para alcançar a totalidade. O que é importante é que a serpente simboliza uma força inconsciente da natureza que não é boa nem má, seu estado ainda é indiferenciado e corresponde a base do instinto e da impulsividade natural. Esta é para mim à condiçao do Brasil atual com uma energia social, cultural, empresarial inacreditaval mas que devida à sua força esta buscando formas para se canalizar.
A forma sinuosa da cobra fica escondida em muitos lugares da cidade de Sao Paulo.
Na arte, no Auditorium do Ibirapuera




No edificio Copan


E muitas outra curvas



E também à pelle da serpente é bem representada nesta foto tirada no Jardin Botanico


Para nao falar dos sapatos Louboutin que tornaram-se uma referencia chic das mulheres chic da cidade



O Brasil vai sobreviver ao seu símbolo, a poderosa cobra?
Pode chegar, si so treinar, até o final da sua trilha, ou sejà à imagem do Uroboro, a serpente que morde a própria cauda formando uma circunferência. E' símbolo de processo, da continuidade, de eternidade.