sabato 27 marzo 2010

UMA CASA MODERNISTA, A CASA MODERNISTA


Um diretor de filmes italiano muito conhecido no mondo todo, Nanni Moretti, em "Caro Diario" para admirar as casas e os prédios em Roma ia bater num carro com sua moto "Vespa". Felizmente que eu não dirijo nem motos nem carros e só ando de pé porque São Paulo è tao interessante como arquitetura e stratifigraçao histórica que daria para bater num carro.
Entre os milhares de predios que nesta grande cidade merecem atenção um deles tornou-se símbolo de um momento muito importante da historia da metropoli



E' uma casa construída há 80 anos pelo arquiteto Gregori Warchavchik. Agora é aberta ao público toda restaurada. Dentro, luminárias e móveis projetados por ele.
Aqui dentro, 80 anos atras, foram abertas as portas para a primeira exposição modernista dentro de uma construção desenhada nos moldes dessa escola artística. Entre os convidados naquela epoca Tarsila do Amaral, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Lasar Segall. O bairro è Pacaembu que nos anos 30 era mais ou menos periferia. Warchavchik era ucraniano e chegou ao país em 1923. "Esta arquitetura será a mais regional possível, porque a sua primeira e principal exigência será a de adaptar-se à região, ao clima, aos costumes do povo", escreveu à época
O ideal dos arquitetos modernos, para ele, era "conseguir a diretriz prática para orientar a fabricação de casas em grande escala, a fim de proporcionar, com um mínimo de preço, um máximo de conforto, principalmente às classes menos abastadas".
Nestes traços retos toda uma filosofia se expressa. So um detalhe. O cactus da foto dos anos 30 torno-se gigante. O tempo que passa, a natureza que fala reagendo com a arquitetura
O Museu da Casa Brasileira também abriga uma exposição sobre Warchavchik e faz visitas monitoradas à casa da Rua Itápolis aos sábados e domingos. Aos sábados, vans sairão do museu às 10h, 11h, 14h e 15h. Aos domingos, 14h e 15h. O serviço é gratuito.

Casa modernista: Rua Itápolis, 961, Pacaembu, tel. 3661-5066. De 26/3 a 21/4. Qua. a sex.: 13h às 18h. Sáb., dom. e fer.: 10h às 18h.
Museu da Casa Brasileira: Avenida Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, tel. 3032- 5066. Exposição: de 23/3 a 18/4. Ter.



Nessun commento:

Posta un commento