mercoledì 10 marzo 2010

O ROSTO FALA...


A noticia esta vez não chega do Brasil mas dos Estados Unidos. Achei muito interessante. Uma cidadã americana apelidada de "Jihad Jane" foi acusada nesta terça-feira nos Estados Unidos de planejar o recrutamento de terroristas - homens e mulheres - para atuar na Europa e no sul da Ásia. A mulher, que vive nos arredores da Filadélfia, Estado da Pensilvânia, e tem 57 anos, é suspeita de dar "apoio material" ao terrorismo, incluindo "apoio logístico e financeiro, serviços de recrutamento, além de fornecer documentos de identidade" para produzir atentados em países da Europa e no sul asiático, informa a ata de acusação.
A noticia chegou acompanhada das fotos desta mulher.
A premissa na minha analise é que não tem nenhum preconceito corporal. Si para Cesare Lombroso, medico e cientista italiano que viveu na segunda midade do século XIX a frenologia é a ciência que estuda o rosto dos delinquentes, quer dizer que os delinquentes tem carateristicas corporais especificas, depois de mais de um seculo podemos dizer que cada rosto conta a vida do seu "dono". No caso da "Jihad Jane" coloquei duas fotos. A primeira mostra o rosto dela de uma forma ocidental, sem veu.
Quatro pontos são muito importantes:
-As sobrancelhas são subtis e vão de baixo para acima. E' típico das mulheres e indica que esta pessoa sabe expressar suas emoções. Alem de poder expressar o sentimento de ira (quem sabe si esta foto foi tirada pelo mesmos policiais depois ter preso ela?) as sobrancelhas formam uma estrutura importante com o nariz,inchado. Inchado significa que naquele momento o sujeito esta inspirando demais, não está soltando o ar. Esta em defesa, defesa como as animais que incham todo o corpo em caso de ataque para aparecer maiores e mais fortes. A quantidade de pelo das sobrancelhas corresponde normalmente à quantidade de detalhes que uma pessoa pode seguir em um momento. Neste case a Jihad Jane concentra toda à energia dela num assunto. O que torna ela uma verdadeira terrorista que vive so ara causa. As sobrencelhas sao altas, ou seja ela tem pouca spontaneidade verbal, aguarda as ideias para ela, esconde aos outros. Planeja e realiza mas não fala sobre os planos. Uma verdadeira terrorista
-os olhos são azul e a iris è grande em olhos normais o que significa facilidade de assimilação e comunicação. Os olhos claros normalmente se especializam em condutas que requerem inibição e respostas autoreguladas.
-a boca é longe da nariz. A Jihad Jane è um tipo reservado com um férreo controle dela mesma. O seu lábio inferior actua mais que o superior o que denota tristeza, sentimentos de culpa, introversão. Os lábios são serrados com força. Seu corpo està dizendo que esta mulher não pode falar mas tem algo a dizer. O que é esatamente o caso dela em prisão agora acusada de terrorismo
-a mandíbula é angulosa. A Jihad Jane é amante da actividade, nunca é quieta

Na visão geral do rosto de Jihad Jane o que me chama mais atenção è o seu lado direito que normalmente denota a mascara social que esconde o eu. E' Controlado pelo emisfero izquerdo (linguagem, pensamento) e no caso da Jihad Jane ela desafia os espectadores. Ela gosta de ser o que ela é
Não tem uma assimetria marcada entres os dois lados dela, o que denota que o contrasto interior não é muito forte
O rosto è triangular. Normalmente quem tem rosto triangular mostra uma grande capacidade mental e assimilação no apprendimento e não ama a vita familiar e social.


Nesta ultima foto a Jihad Jane tira suas mascaras. As roupas são orientais, não da para ver os cabelos mas ela não fica numa situação confortável. Por que? Porque a mão dela cobre muita parte do seu rosto (ela pode estar comendo as unhas). Quando as pessoas levam as maos para o rosto este gesto é um gesto de criança que não esta contando a verdade e que tem medo de ser discoberta.
A linguagem corporal fala muito e no caso desta mulher com uma historia ao final trágica nas costas ainda mais.

Nessun commento:

Posta un commento