lunedì 22 marzo 2010

O CASO NARDONI

Pela primeira vez desde que teve a prisão preventiva decretada em 17 de maio de 2008 o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá hoje estará ao lado, numa sala do Fórum de Santana. Os corpos se reúnem, o destino pode ser o mesmo para os dois, acusados de ter assassinado a menina Isabella, filha de Alexandre. Tudo assassínio é uma historia de corpos. Primeiro o corpo da vitima, que acaba para sempre, neste caso o corpo frágil duma menina, jogado do 6° andar de um prédio, frágil como só são os corpos das crianças. Depois tem o corpo do assassino ou dos assassinos. E ao final tem os corpos dos outros familiares, que assistem desde ao inicio á tragédia e que sempre recusaram o assedio físico da mídia. E, o mais importante, o corpo da mãe da menina, Ana Carolina de Oliveira que colocou camisetas mostrando o rosto sorridente da filha, como para morar para sempre no corpo dela.
Para os especialistas de linguagem corporal hoje é um dia muito importante. Além das palavras que serão pronunciadas os corpos dos acusados serão uma chave de leitura muito importante para entender onde neste caso fica a verdade. Culpados? Inocentes? A última palavra pertence aos juízes, mas temos instrumentos para decodificar melhor a personalidade dos acusados e as tentativas de comunicação entre eles que com certeza hoje acontecerão depois de uma separação tão douradura. Terá um coup de theatre?
Os corpos do Alexandre e da Anna Carolina são muitos diferentes entre eles. O Alexandre tem corporatura mais robusta, além de ter perdido peso durante da detenção. A parte mais robusta dele são as costas, bem encurvadas. Normalmente indivíduos com esta postura têm raiva para os pais, uma raiva reprimida. Alexandre tem papeira. Normalmente a papeira debaixo do queixo é uma característica das pessoas que não gostam de receber criticas e sentem-se carentes e agressivos quando lhes apontam algum defeito. O rosto do Alexandre é redondo, o que significa ter uma adaptação a qualquer circunstância. Para a linguagem corporal normalmente pessoas come este rosto não perdem o tempo e gostam de soluções rápidas e eficazes. E gostam de dinheiro em forma razoável. Mas não gostam de protagonismo. Nem são lideres. O rosto de Alexandre é um rosto com características infantis. Ele tem uma fronte a cúpula e lábios grandes. Este caráter infantil é comum com aquele da Anna Carolina. A voz dela è uma voz acuda, quase de criança. O corpo dela é pequeno como uma criança, mas não é subtil. As pernas são bem seguradas ao chão, o que significa que ela é uma pessoa pratica, que sabe o que ela faz. As mamas são proporcionadas com o corpo e são pequenas. Por isso, segundo a tradição chinesa, ela seria uma mulher yang, que não admite autoridade sobre ela e que repudia a idéia de ficar presa ou ser comandada por alguém ou alguma situação. Deste lado fisicamente infantil deriva uma primeira pergunta. A Isabella era criança com crianças? Ou seja, Alexandre e Anna Carolina psicologicamente atuavam como pais ou irmãos? O que poderia explicar os ciúmes da Anna Carolina para Isabela, uns ciúmes de uma criança com outra. Mas ao mesmo tempo Anna Carolina parece o líder da situação, aquela que controla tudo.
Analisando o rosto da Anna Carolina é bem clara sua forma triangular com o predomínio da fronte, ou seja, do intelecto sobre as emoções. Normalmente estes tipos de pessoas não amam a vida familiar e social. O rosto de Anna Carolina é caracterizado de sobrancelhas muito distanciadas o que significa que ela não tem espontaneidade verbal, aguarda suas idéias, planeja e realiza, mas não fala sobre os seus planos.
Quais são os gestos reveladores de Alexandre e Anna Carolina?
O documento que ainda hoje é o mais importante para a analise não verbal dos dois é a longa entrevista que ele deram no Fantástico no dia 21 de Abril do 2008.
Durante 40 minutos eles conseguiram controlar bastante o corpo, sobretudo o rosto que é a parte mais envolvida quando as pessoas mentem. Mas tiveram alguns sinais não verbais que merecem uma reflexão.
No começo da entrevista o Alexandre Nardoni fica de pernas abertas, o que significa que ele não está em defesa, mas os palmos das mãos sobre os joelhos são escondidos. Foi alguém que sugeriu para ele de não mexer para não confundir o publico que naquele momento se tornava inevitavelmente juiz? O foi um gesto automático? Si for um gesto automático significa que ele esta escondendo algo, a verdade também,
A Anna Carolina ao contrario tem uma postura corporal fechada desde o começo. A perna direita sobre a perna esquerda, aberta só em direção do jornalista, mas fechada em relação ao marido, o que significa que neste momento o casal não é conectado. Uma característica que volta com freqüência. Durante toda a entrevista a mulher tenta de cobrir com a sua voz e as suas respostas as intervenções do marido. É ela que dirige o casal. E é sempre ela que esconde melhor os seus pensamentos mais secretos.
Alexandre aos poucos que o jornalista faz perguntas é aquele dos dois que mexe mais e mais revela informações. Chega até engolir depois ter falado que “somos muitos apegados, a nossa família, somos todos unidos, nê?” Este gesto é fundamental porque significa na linguagem corporal que a pessoa não consegue na verdade engolir um assunto que é muito pesado. Neste caso o assunto é aquele que o Alexandre está para dizer, ou seja, “nossas crianças, (pausa) nossos filhos. (...)”. E interessante notar que ele fala crianças antes que filhos, como si o seu cérebro separasse Isabela criança, matada, com a Isabela filha.
Sempre o Alexandre durante da entrevista fecha continuamente os olhos o que é considerado um indicio de mentira, como si ele mesmo não quisesse ver o que ele está falando. E também mexe as pernas em momentos cruciais como para escapar da situação. Ele olha para a mulher em alguns momentos importantes (por exemplo, quando o jornalista pergunta “você perdeu uma amiga”) como para ter confirmação.
Si ele for definitivamente condenado pelos juízes será isso mesmo o papel que ele tinha a noite do assassínio, ou seja, seguir o que Anna Carolina decide?
Ele chega também a arregaçar as mangas quando fala que “sempre fomos amigos, sempre assim”. Os braços normalmente simbolizam conquistas, ambições, afetos, a busca do amor e do trabalho realizador. Quando essas pretendidas realizações são frustradas ou limitadas por alguém ou alguma situação instintivamente surge um sentimento de raiva e o desejo de tocar em eles. Quanto ás mãos, distanciadas e colocadas sobre dos joelhos ao começo da entrevista, eles torna-se entrelaçadas, quando os assuntos viram mais pesados. Eles construam uma barreira para Alexandre se proteger. Ele tem medo e morde muito freqüentemente a boca o que é indicio de mentira.
A Anna Carolina consegue controlar melhor o seu corpo, mas inúmeras vezes ela leva a mão no rosto o que é considerado também indicio de mentira. Não mexe as pernas, mas faz um gesto só que é revelador. Quando fala que “nunca encostou um dedo” em Isabela, a segunda vez, ela esconde o polegar nas pernas, a mão já estava escondida. Ela fez uma associação inconsciente entre o dedo que bate e o seu dedo. Parece então que ela não está falando a verdade porque fecha completamente a sua posição como para esconder algo. Além disso, mostrar o polegar em todos os gestos indica confiança em si mesmo. O contrario significa profunda incerteza. Anna Carolina nunca olha para seu marido e sempre mostra o olho direito de uma forma mais dramática. O lado direito do rosto é considerado normalmente como nossa mascara social, a imagem que queremos dar para os outros.
Anna Carolina e Alexandre são culpados ou inocentes? Só os juízes podem falar agora. Mas o casal já respondeu na entrevista. Com palavras e com gestos. O jornalista fala “vocês afirmam e reafirmam que uma terceira pessoa entrou no apartamento e matou a Isabela”. O Alexander pela primeira vez dirige o seu olhar para esquerda fora do campo de ação televisivo, foge com os olhos e Anna Carolina intensifica o movimento da mão no rosto, os dois sinais de mentira.
E quando o jornalista explica que os dois são acusados para ter asfixiado a menina Alexandre morde a boca e continua com mãos fechadas. E Anna Carolina esta com a mão que cobre os genitais, que significa que ela esta em posição de defesa e de mentira. Ela mexe um pouco, quase de uma forma imperceptível a perna direita, como si ela também naquele momento quisesse escapar da situação
Inocentes ou culpados? O corpo fala muito mais das palavras e às vezes de uma forma diferente. Os juízes agora têm que pensar também nisso.

2 commenti:

  1. Oi Maria, boa noite, este é o julgamento da década como comentou um repórter televisivo aqui no Brasil e aqui está a confirmação, você ai na Itália noticiando o caso, no meu blog tenho mais noticias sobre o julgamento, estes dois dias e as pessoas envolvidas e testemunhas arroladas a ele.
    boa noite e fique com deus.
    www.impressaofinal.com.br/blog

    RispondiElimina
  2. very nice! how's this science called, phisiognomy??

    RispondiElimina