martedì 9 marzo 2010

MULHER, COMO SIMBOLO DO BRASIL

Símbolos do Brasil, símbolos femininos. Ontem eu participei à cerimonia de premiaçao do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Muitas mulheres, muitos homens também para comemorar o sucesso delas. A vencedora nacional será apresentada no dia 8 de Abril, em Brasília
Lançado em Outubro de 2004, o prêmio é resultado de parceria entre o Sebrae Nacional, Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW – Brasil), Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Desde 2006, utiliza a metodologia da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que divide a apuração dos resultados em três etapas: avaliação, verificação e julgamento.
O prêmio é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Durante a disputa, são observadas as seguintes características nas candidatas: liderança e constância de propósitos; persistência e capacidade de superar desafios; superação do preconceito de gênero; criatividade na ação; diversidade, responsabilidade social e sustentabilidade; atitudes e crenças; motivação e formação de novas empreendedoras; aceitação de riscos e resultados.
Um prémio que reúne as forças femininas do pais, que não é são são paulo mas o interior, onde dificuldades e oportunidades são menores.
Alguns dados são interessantes. Foi a Marlene Ortega de Camargo, Presidente da BPW Sao Paulo com que eu jantei, que me contou isso. Neste pais cada 15 segundos uma mulher é vitima de violençia. No 51% dos casos é violençia domestica, marido, amante, noivo.O agressor fica parte da familia mas a mulher brasileira ao mesmo tempo quer ser mas independente e começa a nao morar mais com o agressor. Começa, o caminho é longe.
Outro dado muito original para mim, é outro extremo. A mulher que consegue fazer uma boa carreira nas empresas chega ao poder 4 anos mais jovem que os homens. Na Itália não é assim, é esatamente o oposto. Muito interessante.
Outro dado. As mulheres que tem uma empresa própria ganham menos que os homens. Por que? Muitas vezes eles escolheram a empresa seguindo a linha da família, ou seja à empresa è dos pais, do marido falecido e não tem competência sufficiente para liderar bem. Interessante.
Então a educação è o verdadeiro problema. Para as mulheres e para toda a população neste pais. Quando tem educação os brasileiros tem muitas possibilidades. Porque eles tem para mim uma grande qualidade como ressaltaram também neste jantar Maria Helena e Marta, da BPW: alegria. As mulheres são firmas mas ao final alegres, o que da para lutar melhor
.

2 commenti:

  1. Joice,
    grazie davvero!
    Meu portugues ainda tem muitos problemas mas é impornte para mim tentar de me desafiar d ponto di vista linguitico.
    Eu tembém estou leendo o seu blog e gostei muito. Ainda estou entendendo como fazer para mostrar com esta ferramente os logs amigos mas eu gostaria addicionar o seu. Bom fin de semana para voce!
    Abraços de Sampa que hoje eà com 35 graos...

    RispondiElimina