mercoledì 25 agosto 2010

A estética do invisível


POR FOLHA DE SAO PAULO
Fotógrafo cego expõe sua "estética do invisível" a partir de hoje em São Paulo

GABRIELA CUPANI
DE SÃO PAULO

O fotógrafo esloveno Evgan Bavcar tem uma resposta pronta para quando lhe perguntam se ele não vê mesmo nada: "Enxergo muito bem com os olhos da imaginação, do desejo, da liberdade".
Bavcar perdeu a visão aos 12 anos, em um acidente. Ele diz que a fotografia é o meio que achou de exteriorizar seu mundo invisível.
Ele conta que as imagens surgem primeiro como ideias, e as fotografias são feitas com a ajuda de outras pessoas, que descrevem para ele o mundo externo. "É um ato mental, antecipado na minha cabeça."
O trabalho do artista, que é doutor em estética pela Universidade Sorbonne, em Paris, está na exposição "Estética do (in)visível", promovida pelo Senac, em São Paulo.
Acessível a deficientes visuais, com fotos em relevo e textos em Braille, a mostra reúne 15 fotografias.
A abertura acontece hoje, no Senac Consolação. A exposição, gratuita, fica aberta à visitação de 26/8 a 17/9, no Senac Lapa-Scipião.
Na abertura também haverá mostra de alunos do projeto Alfabetização Visual do Centro Universitário Senac, que dá cursos a deficientes visuais. Eles aprendem a fotografar com ajuda e a "ver" suas imagens em relevo.

Nessun commento:

Posta un commento